sábado, 16 de novembro de 2019

ATP Finals

Há quem diga que 2019 está voando. Já estamos nos aproximando da data de início de um dos campeonatos de maior prestígio do circuito de tênis masculino, o ATP Finals, que ocorre entre 9 e 17 de novembro, em Londres. Talvez, para os tenistas do mundo todo, a sensação de que o tempo passou rápido pode não ser tão recíproca, já que trabalharam bastante ao longo de todo o ano para conseguirem a pontuação necessária e, enfim, participarem do disputadíssimo torneio que fecha a temporada do tênis mundial.

tenis

A seleção dos atletas que participarão desta fase segue um ranking geral que mostra a soma das pontuações de cada tenista durante o ano, levando em consideração todas as competições realizadas no período. Aqueles que figuraram como os oito melhores da lista garantem presença no ATP Finals.

TOP 8 tenistas da temporada

Seis vagas já estão asseguradas. Em ordem decrescente de pontos, estão: Rafael Nadal (9.225), Novak Djokovic (7.945), Daniil Medvedev (5.875), Roger Federer (5.735), Dominic Thiem (4.525) e Stefanos Tsitsipas (3.730). Outros 10 tenistas ainda estão competindo para saber quem vai conseguir ocupar as 7ª e 8ª posições.

Assim que terminar a “triagem”, os tenistas serão divididos em dois grupos de quatro e todos jogarão contra todos. Os dois de cada divisão que tiverem o melhor resultado vão para as semifinais, que, claro, definirão os grandes finalistas. O sistema funciona da mesma maneira tanto para a categoria individual quanto para dupla.  

Resumo da temporada

temporada tenis

Os tenistas com vaga garantida no ATP Finals tiveram um ano e tanto! Vamos falar um pouco sobre a atuação dos quatro melhores do ATP Ranking no Grand Slam 2019 e outros torneios importantes do ano.

Rafael Nadal

O espanhol é uma máquina de ganhar. Conseguiu seu 12º título do Roland Garros, tornando-se o maior vencedor de um mesmo Grand Slam. Foi campeão pela quarta vez do US Open, em um jogo que durou quase 5 horas. Disputou a final do Australian Open e chegou à semifinal de Wimbledon.

Novak Djokovic

novak djokovic

O sérvio não ficou atrás. Levou pra casa o sétimo troféu da Australian Open de sua carreira, em uma partida contra Nadal, e também foi campeão de Wimbledon em cima de Federer, ambos protagonizando a final mais longa do torneio. Djokovic ainda chegou à semifinal de Roland Garros e, por conta de lesões no ombro esquerdo, se viu obrigado a abandonar o US Open no meio.

Daniil Medvedev

O jovem tenista viu sua vida de profissional dar uma boa guinada neste ano. O russo esteve na final do ATP 500 de Washington, do Masters 1000 de Montréal e do US Open. Ganhou o Masters 1000 de Cincinnati – maior título de sua carreira até o momento. Entre os atletas classificados para o ATP Finals, foi o jogador que mais acumulou vitórias na temporada: 50!

Roger Federer

2019 foi o ano de bater recordes para Federer. Só para citar alguns: o suíço foi o segundo homem a vencer cem campeonatos ATP (após ser campeão da edição de Dubai); em partida de Roland Garros, se consagrou como o único jogador na história a acumular quatrocentos jogos em torneios de nível Grand Slam; depois de vencer as quartas de final de Wimbledon, se tornou o primeiro homem a chegar a cem vitórias em apenas um Grand Slam e quebrou o recorde de mais vitórias na grama.

Brasileiro no ATP Finals

Marcelo Melo joga lado a lado com o polonês Lukasz Kubot. A dupla é a segunda no ranking, com 4.435 pontos, foi campeã em 2017 e se qualificou pelo terceiro ano consecutivo para a ATP Finals Doubles. Em 2003, Marcelo conseguiu um feito histórico: foi o primeiro tenista do mundo a tirar os irmãos Bryan do topo da lista de duplas de forma individual. Em 2015, o mineiro foi o primeiro brasileiro a atingir o topo do ranking de duplas, posto que defendeu por 26 semanas e ao qual retornou em 2017, quando foi finalista de Wimbledon.

La entrada ATP Finals se publicó primero en Bodog Blog.


ATP Finalspublicado primeiro em http://blog.bodog.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário