sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Black Friday: Reclame Aqui acumula 59% mais queixas que no ano passado

A Black Friday está em andamento no Brasil e em outros países: por aqui, é possível aproveitar diversas promoções, mas não sem algumas dores de cabeça. O Reclame Aqui já recebeu 3,5 mil queixas sobre lojas físicas e online, especialmente Kabum, Saraiva e Americanas.com. As reclamações são, principalmente, por propaganda enganosa — a infame "Black Fraude" — e problemas na finalização da compra.

Compra online carteira shopping

O monitoramento do Reclame Aqui foi realizado entre as 11h de 27 de novembro até as 6h desta sexta-feira (29). Foram 3.538 reclamações sobre a Black Friday, aumento de 59% em relação ao mesmo período de 2018 (2.224 queixas).

Até o momento, estas são as 10 empresas que mais receberam queixas:

  • Kabum: 132 reclamações
  • Saraiva (física e online): 107 reclamações
  • Americanas.com: 98 reclamações
  • Adidas: 84 reclamações
  • Casas Bahia (online): 80 reclamações
  • Zee Dog: 80 reclamações
  • Netshoes: 66 reclamações
  • Magazine Luiza (online): 65 reclamações
  • Xtech Commerce: 65 reclamações
  • Lojas Renner: 59 reclamações

"Black Fraude" é principal queixa no Reclame Aqui

O principal motivo das reclamações é propaganda enganosa, correspondendo a 28,3% do total. É o clássico "tudo pela metade do dobro", em que o preço não recebe um desconto de verdade — trata-se apenas de uma maquiagem para a época da Black Friday.

Logo depois, vêm os problemas na finalização da compra (10,69%): o site não aguenta a demanda e deixa de processar alguns pedidos. Curiosamente, o atraso na entrega (9,3%) já está em terceiro lugar no ranking de reclamações: é que diversas lojas fizeram promoções pré-Black Friday e prometeram envio rápido — mas o produto ainda não chegou.

Os produtos que mais geraram reclamações são: celulares (8,5%); tênis (6,7%); componentes, peças e acessórios (4,7%); cartões de crédito (3,9%); e perfumes (3,7%).

A Fundação Procon-SP está fazendo plantão durante a Black Friday: o órgão atendeu consumidores na madrugada desta sexta-feira e mantém expediente das 7h às 20h. Como sempre, as empresas terão até dez dias para responder às reclamações.

Você teve algum problema ao comprar durante a Black Friday?

Black Friday: Reclame Aqui acumula 59% mais queixas que no ano passado


Black Friday: Reclame Aqui acumula 59% mais queixas que no ano passadopublicado primeiro em https://tecnoblog.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário