terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Combate ao vivo: Bellator vs UFC?

A batalha entre UFC e Bellator é antiga. Possivelmente desde que o segundo evento foi criado, já que ambos são organizações de MMA – do inglês mixed martial arts, traduzido para o português como artes marciais mistas (AMM).

ufc-bellator

Enquanto o Ultimate Fighting Championship tem vinte e cinco anos de idade, o Bellator MMA nasceu há apenas onze anos. Ainda que representem o mesmo esporte, as duas fundações se reforçam como rivais, tendo o UFC como vencedor em números e conquistas.

A história do Bellator

bellator-rebney

Na ocasião, os eventos do Bellator eram focados principalmente em torneios. O vencedor era revelado como o primeiro desafiante pelo título de sua categoria de peso e premiado com um cheque de cem mil dólares.

michael-chandler

Hoje, estes torneios deixaram de existir. O Bellator – do latim, Guerreiro – utiliza o mesmo sistema de embates da maioria dos eventos de MMA. O combate ao vivo é transmitido pela Spike TV nos EUA, pela Fox Sports Brasil no Brasil e pelo Viva no Reino Unido e na Irlanda.

A regra é do enfrentamento dos lutadores em um ringue circular com três rounds de cinco minutos. No caso de decisão de título e luta principal, são cinco rounds de cinco minutos. As lutas são definidas por: desqualificação, finalização, nocaute, nocaute técnico e decisão do júri.

ryan-bader

Os atuais campeões do Bellator são: Ryan Bader – EUA (categorias Pesado e Meio-Pesado); Rafael Lovato Jr. – EUA (Médio); Douglas Lima – Brasil (Meio-Médio); Patricio Pitbull – Brasil (Leve e Pena); Kyoji Horiguchi – Japão (Galo). Na categoria feminina, temos as vencedoras: Julia Budd – Canadá (Pena) e Ilima-Lei MacFarlane – EUA (Mosca).

Como começou o UFC

Fundado por Art Davie e Rorion Gracie e presidido pelo ex-pugilista americano Dana White, o UFC nasceu em Las Vegas no ano de 1993. Inicialmente, a ideia era criar um torneio mata-mata com oito competidores.

royce-gracie-ufc

Batizada como “War of the Worlds” (Guerra dos Mundos), a competição foi inspirada por uma série de vídeos produzidos pela família Gracie no Brasil. Nestes vídeos, os alunos do Gracie Jiu-Jitsu derrotavam mestres de artes marciais de diversos tipos, como karatê, kung fu e kickboxing, compondo uma espécie de luta livre. A WOW Promotions e o canal de pay-per-view SEG produziram o primeiro evento, batizando-o de The Ultimate Fighting Championship.

O início da MMA

Nasceu, então, um novo esporte: o MMA. Imprimindo novas regras à luta livre, o MMA baniu cortes e dedos no olho e reprimiu movimentos como puxar o cabelo, cabeçadas, ataques na região genital e “pescar”. Hoje, os lutadores se enfrentam em ringues octogonais, em três assaltos de cinco minutos. Em decisões de títulos e lutas principais, são cinco assaltos de cinco minutos, sem golpes baixos.

A luta é decidida por: desqualificação ou desclassificação; finalização ou submissão; nocaute; nocaute técnico; decisão médica; interrupção do árbitro; lesão; desistência; decisão do júri; decisão por pontos.

A UFC e seus inícios

Desde 2001, os telespectadores de todo o mundo têm a possibilidade de acompanhar o UFC nos canais de pay-per-view. Construindo um grande império, o UFC já comprou e incorporou organizações rivais como Pride, World Extreme Cagefighting e Strikeforce.

Os atuais campeões do UFC na categoria masculina são: Stipe Miocic – EUA (Peso-Pesado); Jon Jones – EUA (Peso-Meio-Pesado); Israel Adesanya – Nigéria (Peso-Médio); Kamaru Usman – Nigéria (Peso-Meio-Médio); Khabib Nurmagomedov – Rússia (Peso-Leve); Max Holloway – Havaí (Peso-Pena); Henry Cejudo – EUA (Peso-Galo e Peso-Mosca).

As campeãs femininas são: Amanda Nunes – Brasil (Peso-Pena e Peso-Galo); Valentina Shevchenko – Quirguistão (Peso-Mosca); Weili Zhang – China (Peso-Palha).

O MMA e os meios de comunicação

Desde que surgiu, o MMA ganhou grande atenção da mídia. Os canais de televisão exibem as lutas de combate ao vivo, com um enorme número de espectadores. Isso porque, desde o seu surgimento, como uma evolução da luta livre e adaptação a outras lutas, como capoeira e jiu-jitsu, somaram-se os públicos.

ufc

Alguns lutadores ganharam status de celebridades, com grandes nomes de destaque. Entre eles, despontam lutadores como; Anderson Silva; Jon Jones; Georges St. Pierre; Demetrious Johnson; José Aldo; Daniel Cormier; Randy Couture; Chuck Liddell; Conor Mcgregor; Bj Penn; Vitor Belfort; Tito Ortiz; Khabib Nurmagomedov; Cris Cyborg; Royce Gracie; Cain Velasquez; Stipe Miocic; Matt Huges; Ronda Rousey; Tj Dillashaw; Minotauro; Dominick Cruz; Lyoto Machida; Marco Ruas; Joanna Jedrzejczyk.

Assistir combate ao vivo. Qual é melhor: UFC ou Bellator?

Embora representem o mesmo esporte, cada franquia conta com seus lutadores exclusivos e transmissões em diferentes canais. Não há dúvidas de que o UFC receba maior exposição e, consequentemente, tenha mais fãs espalhados pelo mundo. Mas isso não tira a importância da luta e dos fãs de MMA, que buscam também outros eventos para acompanhar.

Independentemente da sua preferência pelo UFC ou Bellator, você acompanha tudo no Bodog!

La entrada Combate ao vivo: Bellator vs UFC? se publicó primero en Bodog Blog.


Combate ao vivo: Bellator vs UFC?publicado primeiro em http://blog.bodog.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário