Com o lançamento do Android 10, o Google tratou de deixar claro que o modo escuro (dark mode ou, ainda, dark theme) veio para ficar: esse é um dos recursos de destaque da versão. Mas quem já usa a funcionalidade deve ter percebido que não é possível fazer o agendamento do modo escuro com base na hora do dia. No futuro Android 11, isso pode mudar.
Durante a fase beta do Android 10, o Google permitia que o usuário programasse o modo escuro para entrar em ação de acordo com o horário. Isso significa que, à noite, o sistema operacional podia exibir interfaces escuras automaticamente, por exemplo.
Porém, a versão final do Android 10 acabou sendo lançada sem que a ativação automática estivesse disponível. O Google justificou a retirada dizendo que a funcionalidade poderia afetar negativamente a experiência do usuário ao reiniciar repentinamente aplicativos em uso.
A companhia também explicou que o recurso exige que os aplicativos solicitem permissões de acesso à localização do usuário para o correto acionamento do modo escuro. Além disso, calcular corretamente quando o sol nasce ou se põe é um trabalho notoriamente difícil, de acordo com desenvolvedores da plataforma.
Essas limitações podem até existir, mas o iOS 13 conta com ativação automática de modo escuro, assim como interfaces para Android implementadas por alguns fabricantes (como a One UI, da Samsung), o que evidencia que soluções são possíveis.
Pois bem, uma atualização recente em um tópico sobre o assunto no Google Issue Tracker indica que os problemas relacionados à ativação automática do modo escuro foram solucionados.
O recurso só não estará disponível prontamente: o desenvolvedor do Google que publicou a mensagem se limitou a dizer que essa opção será disponibilizada em uma versão futura do Android — presumivelmente, o Android 11.
Bom, aqui fica valendo o "antes tarde do que mais tarde", certo?
Com informações: XDA Developers.
Google pode liberar agendamento do modo escuro no Android 11
Google pode liberar agendamento do modo escuro no Android 11publicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário