segunda-feira, 2 de setembro de 2019

TIM, Claro, Vivo e Oi fazem recadastro de celular pré-pago em todo o Brasil

O recadastramento de celulares pré-pagos vale para todo o Brasil a partir desta segunda-feira (2): clientes da Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar e Sercomtel que tiverem cadastro incompleto na operadora deverão fornecer dados adicionais para que sua linha não seja bloqueada. Esta medida exigida pela Anatel quer evitar fraudes com CPF de terceiros.

Smartphone na mão (Foto por Bryan Santos/Pixabay)

A atualização cadastral do pré-pagos começou em abril para o DDD 62 (Goiás). Em julho, foi a vez de nove estados — Acre, Goiás (DDDs 61 e 64), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina — além do Distrito Federal.

Agora, a partir de 2 de setembro, a medida será aplicada nos estados restantes: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Será necessário informar nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e endereço completo com CEP. “Quem não fizer o recadastramento no prazo estipulado pela operadora terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado”, avisa o SindiTelebrasil, sindicato que representa as operadoras brasileiras, em comunicado.

Operadoras avisam clientes via SMS ou ligação

Aviso de recadastramento

As operadoras vão alertar clientes com pendências cadastrais através de diversos meios: via SMS, voicer (chamada de voz gravada), ligações com atendente humano, pop-ups na tela do celular, entre outros.

No caso do SMS, a mensagem pode variar um pouco: a TIM dirá “seu cadastro está incompleto e vc precisa atualizar em até 15 dias”. A Claro pedirá que você “ligue 1052 e atualize seus dados para não perder seu número”.

A partir de março de 2020, as operadoras adotarão um novo modelo de cadastro para futuras ativações de pré-pago. Atualmente, para ativar uma linha pré, basta comprar um chip, inseri-lo no aparelho e digitar o CPF — às vezes até um número inválido é aceito. O objetivo é evitar fraudes: alguns CPFs aparecem com mais de 50 números contratados, mesmo sem que o titular saiba.

Para saber mais informações, consulte os sites de cada operadora ou entre em contato com a central de atendimento:

Operadora Site Central de atendimento
Claro https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre 1052
TIM https://www.tim.com.br/para-voce/projeto-cadastro-pre *144
Vivo https://www.vivo.com.br/para-voce/comunicados/regulatorios/cadastramento-de-pre-pago/recadastro-de-pre-pago *8486
Oi https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro *144
Algar https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0 1055
Sercomtel https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/ 1051

Com informações: SindiTelebrasil, Anatel.

TIM, Claro, Vivo e Oi fazem recadastro de celular pré-pago em todo o Brasil


TIM, Claro, Vivo e Oi fazem recadastro de celular pré-pago em todo o Brasilpublicado primeiro em https://tecnoblog.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário