Se a Huawei sofre os efeitos das sanções dos Estados Unidos em seus celulares, que não podem vir com os aplicativos do Google, pelo menos o braço de equipamentos de telecomunicações está mais aliviado. O fundador Ren Zhengfei informou que, a partir de outubro, começará a fabricar estações rádio base (ERBs) de 5G sem depender de nenhum componente americano.
- Onde ficam as antenas das operadoras de celular
- Huawei quer liderar 5G no Brasil em parceria com Claro, Oi, TIM e Vivo
Zhengfei diz que a Huawei testou a fabricação de estações rádio base de 5G sem peças dos Estados Unidos em agosto e setembro. A produção em massa se inicia em outubro com uma estimativa de 5.000 antenas por mês. O presidente de estratégia corporativa, Will Zhang, afirma à Reuters que os novos equipamentos não possuem desempenho inferior e que a companhia teve “surpresas positivas” nos testes.
Em 2020, a expectativa é chegar a uma produção anual de 1,5 milhão de estações rádio base, mais que o dobro das 600 mil previstas para este ano — considerando também as que já foram produzidas nos últimos meses com componentes americanos.
Desde maio, a Huawei está em uma lista negra de empresas que podem ameaçar a segurança dos Estados Unidos. O governo americano acusa a Huawei de violar embargos comerciais, negociando com países como o Irã, o que resultou na prisão da diretora financeira da empresa; e suspeita que o governo chinês estaria usando a empresa para atividades de espionagem, algo que a companhia nega.
Para tentar contornar as sanções, a Huawei chegou a anunciar que estaria disposta a licenciar sua tecnologia de 5G, como patentes, códigos-fonte e expertise na fabricação, para uma empresa ocidental — o trio das gigantes de telecomunicações é formado também por Ericsson e Nokia. Estima-se que a Huawei detenha cerca de 20% das patentes relacionadas ao 5G no mundo, mais que todos os registros de empresas americanas somados.
A Huawei tem forte presença entre operadoras brasileiras, tendo fabricado 70 mil das 86 mil antenas de rádio em operação no país, de acordo com estimativas da Anatel. A empresa também é responsável por cerca de dois terços das redes 5G implantadas fora da China.
Huawei já consegue produzir antenas de 5G sem peças americanas
Huawei já consegue produzir antenas de 5G sem peças americanaspublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário