O iOS 13 chega nesta quinta-feira (19) com diversos recursos bastante divulgados: estamos falando do modo escuro, melhorias na galeria de fotos e editor de mídia, teclado com swipe, Safari mais completo com suporte a download de arquivos, e o novo Iniciar Sessão com a Apple para maior privacidade. No entanto, a nova versão inclui um monte de novidades que foram pouco divulgadas, e que podem fazer a diferença na experiência com seu iPhone.
- Qual a diferença entre iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max?
- Apple reduz preços do iPhone XR, 8 e 8 Plus no Brasil com anúncio do iPhone 11
No iOS 13, você poderá acessar unidades de rede e dispositivos USB através do app Arquivos; usar diferentes idiomas para cada aplicativo; tirar prints mais longos de uma página completa; desativar ligações de quem você não conhece; ativar um modo de baixo consumo de dados em Wi-Fi; e usar um indicador de volume com design melhorado (finalmente!). Listamos abaixo as 13 novidades “escondidas” para o iPhone.
1) Novo indicador de volume
Nem acredito que só estou escrevendo isso em 2019, pois só na 13ª versão do sistema que a Apple deu um jeito nisso. Nas versões antigas, o indicador ocupava exatamente o centro da interface, atrapalhando qualquer vídeo que estivesse sendo exibido. A nova barra de volume ocupa um discreto espaço próximo da localização do botão físico.
2) Escolha a rede Wi-Fi na Central de Controle
A Central de Controle facilitava bastante na hora de ligar e desligar recursos do aparelho, mas agora é possível se conectar a uma rede Wi-Fi ou a um dispositivo Bluetooth diretamente dali, sem ter que abrir os ajustes do sistema. Basta tocar e segurar no ícone.
3) Detecta quando o Wi-Fi está sem internet
O sistema automaticamente reconhece quando o dispositivo se conecta a uma rede Wi-Fi que está sem internet, oferecendo a opção de usar os dados celulares. Isso funciona ao se conectar em redes novas ou já salvas.
4) Modo de baixo consumo de dados em rede Wi-Fi
Quando conectado a uma rede Wi-Fi, o iPhone executa tarefas que exigem muito consumo de dados, como backup, sincronia de fotos e atualização automática de apps. Só que nem sempre as redes Wi-Fi são ilimitadas, como é o caso de conexões em aviões, navios, banda larga via satélite e até mesmo hotspots gerado por outros celulares. Um novo recurso permite ajudar a economizar dados.
A função fica bem escondida: para ativar, vá em Ajustes > Wi-Fi. Com a rede conectada, toque no nome dela e ative o Modo de Economia de Dados. O ajuste fica gravado apenas para a rede específica.
5) Gerenciamento de arquivos com rede, USB e ZIP
Existem duas atualizações novidades no Arquivos. A primeira delas é o suporte a arquivos .zip de forma nativa. Os arquivos são descompactados automaticamente em uma nova pasta ao abri-los.
Já a segunda é o suporte a unidades de rede e dispositivos USB, permitindo que você ligue um pendrive ou HD externo no iPhone. Para isso, é necessário um adaptador Lightning para USB.
6) Desativar ligações de quem você não conhece
Chamadas indesejadas estão cada vez mais comuns (e insuportáveis), mas o novo iOS permite silenciar ligações de números desconhecidos. Com a opção ativada, o dispositivo tocará apenas para os contatos, ligações efetuadas recentemente e sugestões da Siri. As chamadas que não se enquadrarem nesses requisitos serão enviadas para a caixa postal e exibidas na lista Recentes.
Para ativar, basta ir em Ajustes > Telefone > Silenciamento de Ligações e Contatos Bloqueados e marcar a opção Silenciar Desconhecidos.
7) Dual SIM melhorado
O Dual SIM está disponível no iPhones XR, XS, XS Max e 11; é possível usar uma linha através de um SIM Card e outra via eSIM. No iOS 12, durante uma chamada, apenas a linha sendo utilizada ficava disponível. Isso não acontece no iOS 13: você pode usar as duas operadoras ao mesmo tempo.
- eSIM: como funciona a nova geração do chip de celular
- TIM permite ativar linhas no eSIM de celulares como iPhone XS e XR
Na prática não faz muita diferença, mas quem possui uma linha secundária apenas para ligações pode continuar usando dados da linha principal. Além disso, é possível ter chamadas simultâneas nas duas linhas – o recurso de chamada em grupo, no entanto, não fica disponível nessa situação.
8) Usar a internet de duas operadoras
Essa é para quem tem duas linhas de celular ativas no iPhone. O usuário precisa escolher a linha padrão para dados celulares, mas um novo recurso permite que o telefone use internet de ambas as linhas, dependendo da cobertura e disponibilidade.
- Claro e-Chip traz suporte a eSIM de iPhones e celulares com Android
- Vivo suporta eSIM no pós-pago, mas não consegue ativar no pré-pago, controle e Vivo Easy
Isso é útil quando o usuário tem duas operadoras diferentes no celular. Se a linha principal fica sem sinal e a linha secundária possui cobertura, o iPhone alterna automaticamente caso a opção esteja ativada. O serviço de dados volta automaticamente para a linha principal quando ela tiver sinal de celular.
Para ativar, vá em Ajustes > Celular > Dados Celulares e marque a opção Permitir Alternação de Dados Celulares. Nesse mesmo menu também é possível escolher a linha padrão de internet móvel.
9) Atualização de apps ficou escondida
É necessário abrir a App Store e clicar na foto do seu ID Apple para então exibir a lista dos apps que possuem atualização disponível. Quando as atualizações automáticas estão ligadas, o ícone da tela principal deixa de exibir o número de updates disponíveis. Confuso, né?
10) Desativar o 3D Touch
Quem tem um iPhone com 3D Touch pode viver como um usuário dos novos iPhones 11, que não possuem o sensor de pressão na tela.
Para isso, basta ir em Ajustes > Acessibilidade > Física e Motora > Toque > 3D Touch e Toque Tátil e desmarcar a opção 3D Touch.
11) Melhorias no CarPlay
Na contramão do lançamento do celular, o CarPlay agora inclui um modo claro, com papel de parede e interface brancas. Além disso, os aplicativos de música tiveram interface redesenhada com exibição da capa completa, bem como novos menus para escolher o que tocar.
O CarPlay agora conta com o recurso “Não Perturbe ao Dirigir”, que já existia nas versões antigas do iOS mas apenas fora da interface veicular. Além disso há o app do Calendário, permitindo visualizar os compromissos do dia diretamente na tela do carro.
A principal (e melhor) novidade no CarPlay é a Tela de Início, mas… o recurso não está disponível no Brasil. O motivo é que a Dashboard depende do Apple Maps, que não possui navegação curva a curva no território brasileiro e, por isso, não fica disponível na tela do carro.
12) Mudar o idioma de cada aplicativo
A atualização permite escolher o idioma de exibição de cada aplicativo, ignorando o padrão do iPhone. Para alterar isso, basta ir em Ajustes, procurar o nome do aplicativo desejado e tocar em Idioma Preferido. A partir daí basta escolher uma opção na lista.
13) Longas capturas de tela
Quem nunca mandou diversos prints de tela porque não cabia tudo em uma única imagem? Ao capturar a tela no Safari fica disponível a opção Página completa, que automaticamente salva todo o conteúdo de uma página da web em uma única imagem. Também é possível salvar uma versão em PDF no Arquivos.
Como atualizar o iPhone para o iOS 13?
Basta abrir ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software. Nas primeiras horas de lançamento é bem provável que o download demore, uma vez que os servidores da Apple estarão bem congestionados por conta dos acessos simultâneos.
Também é possível executar o processo pelo iTunes, plugando o iPhone no computador pelo cabo USB. Em qualquer um dos casos, a Apple sugere que você faça um backup para evitar qualquer contratempo.
As novidades “escondidas” do iOS 13
As novidades “escondidas” do iOS 13publicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário