O Planilhas Google irá receber uma nova ferramenta para preenchimento automático nos próximos meses. Conforme anunciado nesta terça-feira (30), o Sheets passará a contar com um recurso similar ao Preenchimento Relâmpago, do Excel, para agilizar e facilitar a adição de informações em listas no serviço do Google Docs.
- Como congelar a linha no Microsoft Excel [e no Google Sheets]
- Como usar o Google Docs [7 super dicas e truques rápidos]
Conhecido como Smart Fill (“Preenchimento Inteligente”, em tradução livre), o novo recurso do Google Sheets sugere o preenchimento de células de acordo com informações já presentes no documento. O funcionamento é similar ao Preenchimento Relâmpago (Flash Fill) do Excel 2013 e versões mais recentes.
“Digamos que você tenha uma coluna de nomes completos, mas deseja dividi-la em duas colunas (nome e sobrenome, por exemplo). Quando você começa a digitar os nomes em uma coluna, o Sheets detecta automaticamente o padrão, gera a fórmula correspondente e preenche automaticamente o restante da coluna para você”, explica o Google.
É o caso de uma planilha para administrar os participantes de um evento apresentada pelo Google. No exemplo, a ferramenta mescla informações automaticamente das colunas “Attendees” (“Participantes”, em tradução livre) e “Hi _____” para criar células com o mesmo padrão em uma lista, como “Hi Gerald” (“Oi, Gerald”).
O Google ainda disponibilizou a função Connected Sheets (“Planilhas Conectadas”, em tradução livre) para mais pessoas. O recurso para análise de dados se conecta ao Google BigQuery para que usuários do serviço possam manipular as informações desses bancos de dados diretamente pelo Planilhas do Google.
Segundo o Google, “isso facilita para que mais membros de sua organização entendam, colaborem e gerem insights a partir dos dados. Especificamente, pode ajudar os especialistas no assunto a trabalhar com dados sem depender de analistas, que podem estar menos familiarizados com o contexto dos dados ou sobrecarregados com uma ampla variedade de solicitações de dados”.
O Connected Sheet estará presente no Planilhas para assinantes do G Suite Enterprise, G Suite Enterprise for Education e G Suite Enterprise Essentials a partir de 30 de junho. A liberação do recurso será realizada gradualmente.
Com informações: TechCrunch e G Suite Updates Blog
Planilhas Google terá preenchimento automático como no Excel
Planilhas Google terá preenchimento automático como no Excelpublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário