Os números mais recentes apontam que o coronavírus (Covid-19) já atinge 67 países. Diante desse cenário preocupante, a Uber decidiu criar um conjunto de diretrizes para orientar motoristas da plataforma no mundo todo sobre ações de prevenção ao vírus.
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As orientações não diferem muito daquelas que estão sendo divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Basicamente, eles dizem para o motorista:
- Ficar em casa se estiver doente, mesmo que levemente;
- Lavar as mãos com frequência ou usar um gel com pelo menos 60% de álcool;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Limpar e desinfetar o seu carro.
A última instrução destaca ainda a importância de o motorista dar atenção especial às superfícies no veículo que ele e seus passageiros tocam com mais frequência.
Motoristas da Uber no mundo todo têm recebido notificações que levam a essas orientações. As recomendações podem parecer triviais, mas o reforço delas é válido, afinal, o grande número de pessoas que utilizam veículos da Uber diariamente cria condições para a disseminação do coronavírus, especialmente em regiões com forte apelo turístico.
Não é por acaso que outras empresas do ramo estão adotando medidas semelhantes. É o caso da Lyft, por exemplo.
Ambas as empresas ressaltam, no entanto, que o coronavírus não deve servir de desculpa para passageiros sofrerem discriminação com base em raça ou nacionalidade. Esse comportamento pode fazer o motorista ser descredenciado.
De modo geral, as orientações são importantes, mas também expõem uma condição há muito tempo criticada em serviços de transporte por aplicativo: o motorista que não puder trabalhar por estar doente fica desamparado.
Para não perder renda, muitos motoristas simplesmente não cumprem a primeira orientação (ficar em casa se estiver doente), situação que, no contexto atual, fragiliza as medidas de combate ao coronavírus.
Esse não é o único problema: no início de fevereiro, 240 usuários da Uber no México tiveram suas contas suspensas. O motivo? Todos viajaram com dois motoristas — na época, também suspensos — que transportaram um passageiro com suspeita de contaminação pelo vírus.
As contas foram restabelecidas depois de alguns dias, mas a situação evidencia que, a despeito dos esforços da Uber, ainda existe certa falta de tato para o enfrentamento do problema.
Com informações: The Verge, Bloomberg.
Uber orienta motoristas com dicas de prevenção ao coronavírus
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