O Ministério da Saúde criou um bot no WhatsApp para informar a população sobre o novo coronavírus, causador da COVID-19. A ferramenta tira dúvidas sobre transmissão, sintomas, formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
- Indústria brasileira doa álcool, máscaras e testes de COVID-19
- Os aplicativos grátis durante a pandemia do novo coronavírus
O bot ainda apresenta ações que estão sendo tomadas pelo governo federal e ajuda a desmentir algumas das fake news que se espalham no próprio WhatsApp. Além de ajudar a população, o serviço oferece informações úteis para os profissionais de saúde.
Ele indica, por exemplo, onde notificar um caso de coronavírus e quais cuidados devem ser tomados ao atender alguém com suspeita de ter contraído a doença. O bot do Ministério da Saúde está disponível neste link e também pode ser usado ao enviar uma mensagem para o número (61) 9938-0031.
Além do Brasil, os governos de Argentina, África do Sul, Israel, Cingapura, Indonésia tem usado bots do WhatsApp para informar a população sobre o coronavírus. A OMS (Organização Mundial da Saúde) também criou uma conta para tirar dúvidas no aplicativo.
Bot de WhatsApp da OMS tem 10 milhões de usuários
O diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou na quarta-feira (25) que o serviço conta com mais de 10 milhões de usuários. A marca foi atingida apenas quatro dias após a ferramenta ser liberada para o público.
Assim como o Ministério da Saúde, a OMS usa o bot no WhatsApp para desmentir boatos e tirar dúvidas sobre a COVID-19. A entidade também oferece acesso rápido aos números de casos confirmados e de mortes, além de orientações para quem precisa viajar.
Por enquanto, o serviço está disponível apenas em inglês, francês, espanhol e árabe — outros idiomas deverão ser liberados em breve. Ele pode ser acessado neste link ou ao enviar uma mensagem para o número +41 79 893 1892.
WhatsApp: Ministério da Saúde lança bot sobre coronavírus
WhatsApp: Ministério da Saúde lança bot sobre coronavíruspublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário