quarta-feira, 25 de março de 2020

Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25)

Diversos clientes da Claro e NET apresentam relatos com falhas no serviço de banda larga fixa. Embora não atinja todos os acessos, a indisponibilidade chega a múltiplos estados e pode estar relacionado a uma queda no servidor de DNS da empresa.

Segundo o DownDetector, plataforma colaborativa que coleta registros de indisponibilidade, a falha da banda larga da Claro e NET se concentra nas regiões Sudeste e Sul, além de pontos isolados no Distrito Federal e Bahia:

Mapa de calor com indisponibilidade de acessos da banda larga da Claro/NET

Pico de relatos de indisponibilidade no Downdetector

Nos comentários, usuários relatam que o acesso é corrigido ao substituir o DNS por outro, como o do Google, CloudFlare ou OpenDNS. O DNS tem a função de traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Se o serviço for instável, o acesso a um site qualquer poderá ficar mais lento ou não funcionar.

Aprenda a trocar o DNS

Existem duas formas de alterar o DNS. A melhor delas é mudar no painel do seu roteador, que irá resolver os problemas em todos os dispositivos da rede.

Caso você não tenha acesso ao painel de administração do roteador, pode fazê-lo diretamente no seu dispositivo.

Qual DNS escolher?

No geral, os servidores do Google, OpenDNS, CloudFlare e GigaDNS costumam ser os mais populares:

  • Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4
  • OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220
  • CloudFlare: 1.1.1.1 e 1.0.0.1
  • GigaDNS: 189.38.95.95 e 189.38.95.96

No entanto, nem todo DNS apresenta boa performance – vale verificar a performance de cada servidor para a sua banda larga.

Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25)


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