Diversos clientes da Claro e NET apresentam relatos com falhas no serviço de banda larga fixa. Embora não atinja todos os acessos, a indisponibilidade chega a múltiplos estados e pode estar relacionado a uma queda no servidor de DNS da empresa.
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Segundo o DownDetector, plataforma colaborativa que coleta registros de indisponibilidade, a falha da banda larga da Claro e NET se concentra nas regiões Sudeste e Sul, além de pontos isolados no Distrito Federal e Bahia:
Nos comentários, usuários relatam que o acesso é corrigido ao substituir o DNS por outro, como o do Google, CloudFlare ou OpenDNS. O DNS tem a função de traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Se o serviço for instável, o acesso a um site qualquer poderá ficar mais lento ou não funcionar.
Aprenda a trocar o DNS
Existem duas formas de alterar o DNS. A melhor delas é mudar no painel do seu roteador, que irá resolver os problemas em todos os dispositivos da rede.
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Caso você não tenha acesso ao painel de administração do roteador, pode fazê-lo diretamente no seu dispositivo.
Qual DNS escolher?
No geral, os servidores do Google, OpenDNS, CloudFlare e GigaDNS costumam ser os mais populares:
- Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4
- OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220
- CloudFlare: 1.1.1.1 e 1.0.0.1
- GigaDNS: 189.38.95.95 e 189.38.95.96
No entanto, nem todo DNS apresenta boa performance – vale verificar a performance de cada servidor para a sua banda larga.
Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25)
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