Com a crise do coronavírus (Covid-19), o comércio fecha as portas e traz um efeito colateral significativo para usuários de telefonia móvel: as lojas das operadoras são importantes para substituir o chip em caso de perda, roubo ou defeito. Durante o período de isolamento social, Oi, TIM e Vivo irão enviar via Correios um novo SIM Card.
- Claro, Oi, TIM e Vivo pedem "uso sensato das redes" em pandemia
- Os streamings e canais de TV abertos ou com desconto pelo coronavírus [COVID-19]
A medida é importante para que os clientes se mantenham conectados durante o período de isolamento social. No entanto, cada empresa possui sua própria política. Veja:
TIM
A TIM é a única operadora que mantém uma orientação pública sobre o assunto em uma cartilha: a empresa irá enviar um novo chip em caso de defeito, perda ou roubo, mas somente para quem possui um plano pós-pago ou controle (o pré-pago fica de fora).
O cliente deverá ligar para o número 1056 de qualquer telefone e a TIM irá fazer uma análise do problema. O chip será enviado ao endereço cadastrado para recebimento da fatura.
A cartilha ainda menciona que, nos casos de urgência, o cliente pode ir até uma farmácia, mercado ou banca de jornal e adquirir um chip pré-pago, para utilizar com um número novo até a chegada do SIM Card com o número original.
Enquanto isso, clientes de planos corporativos podem solicitar a reposição de chip através da plataforma Meu TIM.
Vivo
Procurada pelo Tecnoblog, a Vivo informou que disponibiliza o processo remoto de troca de chip para clientes de todos os planos. O cliente deverá entrar em contato com a central no número 1058 ou *8486, e o novo SIM Card será enviado através de parceiros logísticos que atuam em todo o Brasil.
A operadora esclarece que os prazos de entrega variam conforme a região. Assim que o cliente receber o novo chip, ele deverá retornar o contato com a central de atendimento para efetuar o procedimento final de ativação.
Oi
O Tecnoblog entrou em contato com a Oi, e a operadora informou que irá enviar um novo chip em caso de furto, roubo ou defeito para os usuários que precisarem. Para isso, o cliente deve entrar em contato com a central pelo número 1057 de qualquer número e solicitar o envio.
Por razões de segurança e para evitar fraudes, o atendente irá solicitar ao cliente para acessar o app Minha Oi. Lá, será necessário enviar uma selfie com o documento de identidade, a fim de confirmar a autenticidade do pedido.
A Oi não esclareceu se esse serviço está limitado para planos específicos, tal como fez a TIM. Questionamos a operadora sobre isso, mas não recebemos resposta.
A Claro também foi procurada, mas não respondeu até o momento da publicação da matéria.
TIM, Vivo e Oi permitem troca de chip pelos Correios na pandemia
TIM, Vivo e Oi permitem troca de chip pelos Correios na pandemiapublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário