As ameaças de phishing mais que triplicaram nos últimos três anos. Somente entre 2017 e 2020, quase 2 milhões de sites falsos estiveram no ar para roubar logins, senhas, cartões de crédito e demais informações de usuários na internet. Os números são do serviço de Navegação Segura do Google.
O phishing é um golpe que consiste em criar apps ou sites falsos com endereço, nome e visual similares à página de bancos, lojas e afins, para enganar as vítimas, e são geralmente enviados por email. A partir disso, o criminoso consegue roubar informações pessoais, como senhas, CPF, e até mesmo dados bancários e números de cartões de crédito.
Esse tipo de fraude vem se popularizando nos últimos, conforme demonstra o Google. Ao todo, os ataques de phishing tiveram um aumento de 578,7 mil para 1,8 milhão entre janeiro de 2017 e 2020, conforme observado pelo Google. Crescimento de 211%.
O golpe já supera a quantidade de páginas de malware. Ainda de acordo com a ferramenta, esta tentativa de ataque via sites sofreu uma redução de 515,7 mil para 23,5 mil no mesmo período. Queda de 95,4%.
O Google também dá dicas para não cair em golpes de phishing. Segundo o buscador, é importante sempre desconfiar do remetente de emails, ofertas “boas demais” e sites estranhos – principalmente sem HTTPS.
Tecnocast 137 – Para ouvir, insira o código de verificação
Você já configurou a autenticação de duas etapas em todos os seus dispositivos? Se não, tenho certeza que vai querer fazer isso depois de ouvir esse episódio do Tecnocast.
No episódio de hoje conversamos sobre os diversos tipos de golpes que acontecem diariamente no mundo digital. Muitos deles rolam através do WhatsApp, utilizando algum tipo de engenharia social. Outros, se baseiam em anúncios falsos utilizando marcas de bancos e outros serviços.
Quer saber o que fazer para ficar protegido? Então dá o play e vem com a gente.
Casos de phishing crescem mais de 200% em três anos, diz Google
Casos de phishing crescem mais de 200% em três anos, diz Googlepublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário