Nesta semana, a Document Foundation liberou oficialmente o LibreOffice 6.4. A nova versão traz vários recursos adicionais e melhorias, como tem que ser. Entre os avanços, o destaque vai para o aperfeiçoamento da compatibilidade com arquivos do Microsoft Office — os formatos DOCX, XLSX e PPTX (Word, Excel e PowerPoint, respectivamente).
- Canonical ensina como migrar do Windows 7 para o Ubuntu Linux
- Free Software Foundation quer que Microsoft abra código do Windows 7
O LibreOffice, por si só, é capaz de atender à boa parte das aplicações de escritório por disponibilizar uma extensa gama de funcionalidades nas ferramentas que o compõem. É por isso que a suíte está entre as preferidas de usuários de Linux ou de pessoas que usam o Windows ou o macOS, mas não estão dispostas a pagar pela licença do Office 365.
Porém, existe um fator que, para muita gente, dificulta ou até impede a adoção do pacote: a compatibilidade com arquivos do Microsoft Office. Não é incomum, por exemplo, fórmulas de planilhas do Excel ficarem corrompidas ou documentos do Word perderem a formatação quando abertos no LibreOffice.
A boa notícia é que, no LibreOffice 6.4, o suporte a arquivos em DOCX, XLSX e PPTX é "quase perfeito", afirma a Document Foundation. Agora, o usuário pode esperar não só pela diminuição nos problemas de compatibilidade, como também por mais desempenho no trabalho com esses formatos.
É claro que não termina por aí. O suporte nativo a arquivos nos formatos Open Document Format (ODF) também melhorou. Outras novidades incluem:
- buscas mais rápidas nas páginas de ajuda da suíte;
- um gerador de QR Codes (que podem levar a links ou comentários, por exemplo);
- novos ícones para facilitar o reconhecimento dos diferentes formatos de arquivos suportados;
- um novo recurso de redação automática que permite ocultar dados confidenciais ou sensíveis em documentos de texto.
Também há avanços específicos para cada ferramenta do pacote. O editor de textos Writer, por exemplo, agora tem uma opção para marcar notas como resolvidas e permite a adição de comentários em imagens ou gráficos. Já o Calc ganhou uma função que exporta uma planilha para PDF em folha única para dar uma visão geral do arquivo.
Por sua vez, o Impress (slides) e o Draw (desenho vetorial) agora possibilitam unificar textos de vários quadros em um só. O resumo das novidades é apresentado no vídeo abaixo:
Gratuito, o LibreOffice 6.4 pode ser baixado aqui. A suíte tem versões para Linux, macOS e Windows.
LibreOffice 6.4 é lançado com suporte melhorado a arquivos do Microsoft Office
LibreOffice 6.4 é lançado com suporte melhorado a arquivos do Microsoft Officepublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário