Assim como abril, todo mês de outubro traz uma nova versão do Ubuntu Linux. A tradição segue firme e forte: esta quinta-feira (17) é a data que a Canonical escolheu para o lançamento oficial do Ubuntu 19.10, codinome Eoan Ermine.
- Afinal, a distro SUSE Linux é paga ou gratuita?
- Opera 64 para desktops é lançado com bloqueador de rastreadores
A nova versão vem com o kernel Linux 5.3, o Gnome 3.34 (uma versão que promete melhora sensível da performance), o PulseAudio 13.0 e, como não poderia deixar de ser, versões recentes de softwares como Firefox, Thunderbird e LibreOffice.
O Ubuntu 19.10 também traz a confirmação de uma promessa feita pela Canonical em junho: depois de anunciar a decisão de encerrar o suporte a aplicativos de 32 bits (i386) na distribuição, a companhia desistiu dessa ideia após intensa reação contrária. Isso significa que softwares como Wine e Steam continuam plenamente compatíveis com o sistema operacional.
Falando em Steam (jogos), o Ubuntu 19.10 vem ainda com drivers para placas de vídeo GeForce desenvolvidos pela própria Nvidia — até então, era preciso baixá-los separadamente. Isso significa que os usuários poderão contar com mais desempenho em jogos ou aplicações que exigem bastante da GPU. Por outro lado, a decisão de incluir esses drivers na imagem do sistema levanta alguma polêmica por eles serem proprietários. De todo modo, o uso desses drivers é opcional.
Outras duas novidades que merecem menção são o suporte ao sistema de arquivos ZFS (ainda que em caráter experimental) e ao padrão de descompressão LZ4 que, entre outros benefícios, deve deixar o boot do Ubuntu mais rápido (apesar de, normalmente, o sistema operacional já ser bem ágil na inicialização).
O Ubuntu 19.10 Eoan Ermine já pode ser baixado. Usuários do Ubuntu 19.04 poderão fazer a atualização para a nova versão automaticamente.
Com informações: OMG! Ubuntu!
Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) é lançado com Linux 5.3 e boot mais rápido
Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) é lançado com Linux 5.3 e boot mais rápidopublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário