O Google publicou novas regras para submissão de extensões na Chrome Web Store, a loja de apps para o navegador da empresa. Agora, desenvolvedores não podem enviar diferentes extensões com o mesmo propósito ou que só direcionam o usuário para outro site. A medida busca conter não só o spam, mas também atividades maliciosas como a coleta de dados do navegador.
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Quando eu penso em instalar uma extensão no Google Chrome sempre me ocorre aquele sentimento de apreensão quanto ao conteúdo que vou encontrar por lá. Esse cenário deve começar a mudar daqui até 27 de agosto, data em que a empresa iniciará a remoção de conteúdo repetitivo. Até lá, os desenvolvedores devem se enquadrar nas novas políticas da Chrome Web Store.
Novas regras englobam uso de keywords e falsas análises
O Google preparou um FAQ das novas políticas para extensões da Chrome Web Store. Em resumo, os desenvolvedores estão proibidos de:
- Conteúdo repetitivo: como dito, o Google não aceitará extensões que cumprem o mesmo propósito, mesmo que os metadados ou códigos estejam diferentes. A exemplo: extensões de papéis de parede distintos, mas que façam a busca na mesma base de dados — para o usuário, é o mesmo resultado;
- Spam de palavras-chave: o mesmo vale para as redundâncias nos metadados da extensão na loja. O Google aponta aquelas com conteúdo ilusório, mal-formatadas, sem descrição, irrelevantes, excessivas ou com conteúdo inapropriados (título, descrição, nome do desenvolvedor, ícone, capturas de tela e imagens promocionais). O número máximo de repetição de uma palavra-chave é de cinco vezes; a regra também vale para a citação de marcas na descrição — se for necessário, a empresa recomenda direcionar o usuário para uma página de suporte com todos os demais dados da extensão;
- Falsas avaliações, análises e instalações: essa é uma regra que nem deveria existir, a princípio. Nada de usar robôs para estufar o número de instalações, avaliações ou escrever análises do produto;
- Funcionalidades: as extensões deverão fazer algo além de iniciar outro aplicativo, tema, página da web ou, ironicamente, outra extensão;
- Abuso de notificações: extensões que fazem spam de propagandas, promoções ou tentativas de phishing também estão proibidas da loja;
- Spam de mensagens: essa regra vale para extensões que enviam mensagens em nome do usuário sem o consentimento dele — isso deve conter, principalmente, páginas de golpe do WhatsApp que enviam mensagens para os contatos, a fim de ganhar dinheiro com adware.
No fim de agosto, o Google começará a remover da Chrome Web Store os conteúdos que não se encaixam nessas novas regras. Os desenvolvedores têm esse tempo para se enquadrar nos novos requisitos e consolidar a base de usuários das suas extensões. A recomendação da empresa é:
- Escolher uma das instâncias da loja (apagar a redundante);
- Atualizar a extensão e informar aos usuários como migrar para a ferramenta principal.
Com informações. Google, Naked Security.
Google proíbe extensões para Chrome repetidas ou com spam
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