A Uber, que transferiu a divisão de micromobilidade para a Lime, está destruindo milhares de bicicletas elétricas e patinetes em várias cidades. O motivo, segundo a própria empresa, é que estes modelos contam com muitas peças proprietárias e isso dificulta a reciclagem dos produtos.
Patinetes elétricos já foram uma febre nas ruas de várias cidades do mundo, inclusive em grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Santos. O negócio não foi tão bem das pernas para quase nenhuma empresa que apostou neste tipo de mobilidade, principalmente quando o isolamento social retirou muita gente da rua.
Juntando os dois problemas com outros tantos, as empresas que pararam de trabalhar com este negócio retiraram as baterias até mesmo das bikes elétricas e jogaram o restante no lixo. A visão da morte destes modelos foi notada pela conta Bike Share Museum no Twitter, que mostra um mar de bicicletas vermelhas da Jump, que era da Uber até o começo deste mês.
EXCLUSIVE: New, close-up pictures of the Seattle JUMP 5.5 fleet show that every single bike has *already had their 36V Li-Ion battery removed,* so the manpower existed to do that prior to sending them to scrap. The extent of the waste is unfathomable. pic.twitter.com/zT3nRhYNAs
— Bike Share Museum (@bikesharemuseum) May 26, 2020
O perfil diz que os produtos estão jogado no chão, dentro de depósitos. Há ainda outros relatos mostrando a destruição destes veículos, que poderiam ajudar a população na reabertura das cidades que estavam em quarentena por conta da COVID-19 - já que bicicletas e patinetes são alternativa importante para evitar tumulto em ônibus e metrô.
Uma solução poderia ser a reciclagem ou então a doação, mas este processo é trabalhoso demais. A Uber diz que está reciclando muitos dos modelos que já colocou em sua frota, mas um representante da empresa diz que a adoção de diversas peças criadas especificamente para estes modelos é um dos entraves para doação.
Elas exigem maquinário especializado e mão de obra treinada para apenas um tipo de bicicleta ou patinete. Outro problema envolve até a Lime, que recebeu algumas versões das bicicletas e que não pode fazer nada com os produtos justamente pela falta de conhecimento técnico, que estava dentro da Uber e essa equipe foi demitida, junto de outra que trabalhava na parte de inteligência.
Eu coloco um tempero de dúvida neste argumento, penso que também existe a vontade da Uber não repassar o conhecimento que conseguiu quando comprou a Jump em 2018. Complicado.
Com informações: The Verge.
Uber destrói bicicletas elétricas e patinetes para reciclagem
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