Você vê uma foto no Facebook, se interessa por um objeto que aparece nela e decide comprá-lo. Mas como? O Facebook revelou uma ferramenta de visão computacional chamada GrokNet que, com base em inteligência artificial, identifica bens de consumo em imagens. A partir daí, é possível gerar links que permitem a aquisição dos itens identificados.
- Facebook e Instagram liberam Lojas para empresas divulgarem produtos
- Como criar o seu Avatar no Facebook
O GrokNet é amplo, podendo identificar de peças de roupa a objetos de decoração presentes na foto. A ferramenta foi idealizada para ser capaz de levar precisamente ao item existente na imagem, logo, fatores como cor, textura, estilo e até marca podem ser considerados.
De acordo com o Facebook, o GrokNet é a primeira de várias tecnologias baseadas em inteligência artificial que estarão disponíveis em suas plataformas de comércio eletrônico nos próximos meses. A novidade promete melhorar a experiência de compra do consumidor e o processo de venda do lojista.
Nesse sentido, o consumidor poderá encontrar exatamente o item que deseja, não um similar, a não ser quando o original não puder ser localizado. Já o vendedor terá a chance de apresentar seus produtos de modo mais contextualizado.
Assim, quando um vendedor postar a foto de um sofá no Facebook Marketplace, por exemplo, o GrokNet identificará as características do produto (como cor, material e estilo) para facilitar a sua localização por usuários que estiverem buscando um item com os mesmos atributos.
Outro exemplo: uma loja de móveis pode mostrar a foto de uma sala; o GrokNet identifica os produtos existentes ali que estão à venda e aponta links para eles. Como o usuário vê os objetos em um ambiente real (ou perto disso), terá mais facilidade para decidir pela compra.
Isso é o que o Facebook promete. Ainda não está claro se a tecnologia realmente terá o nível de precisão apontado: a companhia sinaliza que o GrokNet já é capaz de reconhecer corretamente 90% dos itens em fotos do Facebook Marketplace na categoria Casa e Jardim, por exemplo.
A seu favor, o Facebook tem uma gigantesca base de dados: o algoritmo do GrokNet foi treinado com cerca de 100 milhões de imagens, a maioria oriunda justamente do Marketplace, ambiente em que o sistema já está sendo implementado. Isso significa que, se a tecnologia não for tão precisa quanto o prometido, deverá ao menos chegar perto em um futuro próximo.
Esse é apenas um dos esforços do Facebook para alavancar o comércio eletrônico em suas plataformas. Além de visão computacional, a companhia pretende complementar esses ambientes com realidade aumentada, conteúdo 3D (para permitir a visualização de um produto em 360 graus) e assistentes digitais (vide a imagem anterior).
Com informações: The Verge, Engadget.
Facebook GrokNet detecta produtos em fotos para agilizar vendas
Facebook GrokNet detecta produtos em fotos para agilizar vendaspublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário