O Procon-SP notificou WhatsApp, OLX, Mercado Livre e ZAP devido a um golpe que usa os sites para rouvar o código de segurança do aplicativo de mensagens. O órgão quer saber quais ações as empresas têm tomado para proteger os usuários.
- Como não cair no golpe do WhatsApp que mira usuários da OLX
- Como ativar verificação de duas etapas nos principais serviços
A notificação também questiona como os usuários estão sendo alertados a respeito desse golpe e se as empresas oferecem informações sobre os serviços que prestam e suas condições de uso. O Procon-SP enviou o comunicado na quarta-feira (17) e deu 72 horas para receber uma resposta.
O golpe realizado a partir dos sites usam números de telefone exibidos nos anúncios para roubar a conta do WhatsApp dos vendedores. Os golpistas entram em contato e se passam por funcionários de empresas como OLX, Mercado Livre e ZAP.
Eles alegam que precisam do código enviado por SMS para regularizar o anúncio. O código, no entanto, é um PIN de autenticação do WhatsApp que permite acionar, em outro aparelho, a conta que a vítima tem no aplicativo de mensagens.
Caso o autor do anúncio não perceba nada estranho e envie o código, o golpista clona seu WhatsApp e começa a enviar mensagens para seus contatos. Uma das práticas mais comuns é mandar mensagens pedindo dinheiro emprestado.
O primeiro passo para evitar o golpe dos anúncios é não revelar o código de verificação a desconhecidas. Outra recomendação é ativar a autenticação de dois fatores no WhatsApp (e, de preferência, em todas as redes sociais). Ela permite criar sua própria senha de seis dígitos, que será solicitada junto com o código de verificação sempre que a conta for configurada em um novo aparelho.
Com informações: Procon-SP.
WhatsApp, OLX e Mercado Livre são questionados após serem usados em golpe
WhatsApp, OLX e Mercado Livre são questionados após serem usados em golpepublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário