Para o Google, restringir anúncios online pode ser uma tarefa delicada, afinal, a companhia obtém a maior parte de sua receita da publicidade. Mas a empresa dá cada vez mais sinais de que tenta coibir abusos. A próxima medida visa fazer o Chrome bloquear anúncios invasivos em vídeos ou que não podem ser ignorados pelos usuários.
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A decisão corresponde às práticas recomendadas pela Coalition for Better Ads, organização da qual o Google faz parte (assim como Facebook, Microsoft e Criteo, por exemplo). O objetivo é desestimular a veiculação de anúncios que atrapalham a experiência do usuário com vídeos e, consequentemente, são considerados irritantes.
Sendo mais específico, três tipos de anúncios serão barrados pelo Chrome:
- Anúncios pre roll (aparecem antes do início do vídeo) longos e não ignoráveis ou grupos de anúncios com mais de 31 segundos que não podem ser ignorados pelo usuário na contagem dos primeiros 5 segundos de execução;
- Anúncios intermediários de qualquer duração que aparecem no meio do vídeo, interrompendo a sua reprodução;
- Anúncios gráficos (animados ou não) ou de texto que cobrem mais de 20% da área do vídeo ou ocupam a parte central do player de forma a dificultar a visualização do conteúdo, como mostra a ilustração abaixo.
Na primeira olhada, é de se pensar que o YouTube será fortemente afetado pelas restrições, mas dá para dizer que a plataforma já está adaptada a essas regras.
Explico: o YouTube exibe anúncios intermediários, mas só em vídeos com 10 minutos de duração ou mais; as novas recomendações, que foram anunciadas nesta semana pela Coalition for Better Ads, se aplicam a vídeos com até 8 minutos de duração.
De todo modo, as empresas que não seguem essas práticas terão bastante tempo para se adaptar: o Google explica que o Chrome só começará a bloquear anúncios invasivos em vídeos a partir de agosto.
Google Chrome vai bloquear anúncios invasivos em vídeos
Google Chrome vai bloquear anúncios invasivos em vídeospublicado primeiro em https://tecnoblog.net
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