O grupo hacker unc0ver liberou, na semana passada, uma ferramenta que permite jailbreak em praticamente qualquer iPhone. Nesta segunda-feira (1), o grupo pediu aos usuários que não atualizem seus aparelhos para o iOS 13.5.1. O motivo? A nova versão corrige a vulnerabilidade que possibilita o desbloqueio do sistema operacional.
- Apple e Amazon reduzem atividades durante protestos nos EUA
- Como saber se um iPhone foi hackeado ou teve jailbreak
Batizada como unc0ver 5.0.0-5.0.1, a ferramenta chamou atenção por permitir o desbloqueio de iPhones rodando o iOS 11 ou superior. Modelos das linhas iPad e iPod Touch também podem ser desbloqueados.
Normalmente, quem recorre ao jailbreak o faz para ter mais “liberdade” dentro do ecossistema do iOS. Com o desbloqueio, é possível instalar aplicativos não autorizados pela Apple ou modificar determinados parâmetros do sistema operacional, por exemplo.
Há riscos nesse procedimento, entre eles, o de mecanismos de segurança detectarem o jailbreak e impedirem o funcionamento de determinados serviços, como o Apple Pay. O unc0ver consegue, no entanto, acionar exceções no sandbox do sistema para manter serviços importantes funcionando.
O iOS 13.5.1 não traz nenhuma novidade funcional (assim como o iPadOS 13.5.1, o tvOS 13.4.6 e o watchOS 6.2.6, também recém-anunciados). A atualização é recomendada pela Apple principalmente por trazer correções de segurança, em especial, o “remendo” da falha que permite o jailbreak.
Certamente, a atualização funciona, do contrário, o grupo responsável pelo unc0ver não estaria alertando para a não instalação do update.
É claro que, para quem não faz jailbreak, a instalação é recomendada, afinal, o pacote pode prevenir outros problemas de segurança. Os detalhes sobre os updates estão disponíveis nas páginas de suporte da Apple:
Com informações: SlashGear.
iOS 13.5.1 corrige falha que permite jailbreak no iPhone
iOS 13.5.1 corrige falha que permite jailbreak no iPhonepublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário