terça-feira, 5 de maio de 2020

TIM Live força migração de cobre para fibra em bairros do Rio de Janeiro

A TIM publicou um comunicado no jornal O Globo desta terça-feira (5) informando sobre a mudança de tecnologia da banda larga TIM Live em bairros do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. A operadora alega dificuldades de manter o serviço através da tecnologia VDSL2+ via par metálico de cobre, alegando furtos de cabos; e avisa que clientes deverão migrar para a fibra óptica até julho.

Loja da TIM Brasil

O comunicado informa que a nova tecnologia de fibra óptica possui "ofertas ainda melhores", e que o serviço com transmissão via rede de cobre será descontinuado em 60 dias. Os clientes devem ligar para 103 41 para agendar a nova instalação. Veja a lista completa dos bairros afetados pela mudança:

  • Rio de Janeiro: Bangu, Irajá, Jacarepaguá, Madureira, Méier, Rio Comprido, São Cristóvão, Tijuca e Vila Isabel
  • Duque de Caxias: Bar dos Cavalheiros, Centro, Vila São Luiz e Periquito

TIM Live sofre com furto de cabos de cobre

O leitor Renan Rufino, que enviou foto do comunicado para o Tecnoblog, entrou em contato com o suporte da TIM no Facebook. A operadora respondeu que a substituição para a fibra óptica se deve por conta do alto índice de furtos de cabos. Os clientes das regiões já foram contatados e informados sobre a migração do plano, e a rede de cobre permanecerá ativa até 4 de julho de 2020.

A notícia pegou alguns clientes de surpresa, principalmente por conta do prazo máximo. Ainda que a mudança traga benefícios ao consumidor, nem todo mundo quer receber um técnico instalador em casa durante a pandemia de coronavírus (COVID-19), visto que o isolamento social é recomendado pelas autoridades de saúde, governo do Estado e prefeituras.

Além disso, podem ocorrer casos de inviabilidade técnica para instalação. Existem casas e prédios com tubulação de serviços de telefonia já obstruídos e que não foram projetados para receber uma nova rede de fibra óptica. Com tecnologia xDSL, a TIM conseguia aproveitar a rede telefônica já existente nas construções para assim fornecer seus serviços sem muita mão-de-obra.

O Tecnoblog entrou em contato com a TIM para esclarecer se ela realmente irá desligar a rede de cobre nos próximos 60 dias, além de questionar qual a atitude da empresa nos casos de instalação em locais com tubulação obstruída. Além disso, também perguntamos se a operadora irá manter os mesmos planos e condições atuais para clientes que não desejarem aderir a um novo plano, mas não recebemos resposta até a publicação da matéria.

Fibra ainda é minoria dos acessos da TIM Live

É natural que a sobreposição da rede de cobre para fibra ocorra ao longo do tempo, tal como nas operadoras Vivo e Oi. No entanto, a TIM ainda é pequena na tecnologia: dados de março da Anatel revelam que apenas 19,9% de seus acessos de banda larga fixa no município do Rio de Janeiro utilizam fibra, enquanto 80% são no par metálico. Em Duque de Caxias, a fibra óptica só esteve presente em 9,5% dos acessos, contra 90,5% através de cobre.

Já no Brasil como um todo, 35,2% dos acessos da TIM utilizam fibra, contra 64,7% que continuam no par metálico. O número de fibra é crescente porque a operadora adotou a tecnologia FTTH (fibra até a casa do cliente) como padrão para os novos mercados em que estreou.

Comunicado publicado no jornal O Globo de 5 de maio de 2020:

TIM Live força migração de cobre para fibra em bairros do Rio de Janeiro


TIM Live força migração de cobre para fibra em bairros do Rio de Janeiropublicado primeiro em https://tecnoblog.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário