O Facebook começou a liberar o Salas do Messenger (Messenger Rooms) na semana passada. A ferramenta permite chamadas de vídeo com até 50 participantes, sem limite de tempo. Na ocasião, a companhia sinalizou que o recurso seria disponibilizado nas outras plataformas que mantém. Promessa cumprida: o Messenger Rooms está chegando ao Instagram. Ou quase isso.
Embora o Facebook não admita publicamente, não há dúvidas de que o recurso é uma reação à crescente demanda que o Zoom tem experimentado neste período de pandemia. Ao permitir que um número grande de pessoas participe de uma transmissão por vídeo, o Facebook faz frente a um dos principais atributos do serviço rival.
A integração com o Instagram pode aumentar o poder de alcance da ferramenta, pois permite que o usuário inicie uma transmissão no Salas do Messenger a partir do Instagram Direct.
É verdade que essa integração não é exatamente uma... integração. Para começar, é preciso que o usuário tenha a sua conta no Instagram associada ao seu perfil no Facebook para criar uma sala. Essa exigência só não existe para usuários que quiserem entrar em uma transmissão criada por outro participante.
Além disso, a interação não acontece dentro do Instagram: ao criar uma sala, o usuário é direcionado ao aplicativo do Facebook Messenger. O link da transmissão pode ser compartilhado via Instagram Direct, pelo menos.
Essa semi-integração, por assim dizer, pode mesmo levar usuários para o Messenger Rooms, afinal, as videochamadas do Instagram só suportam até seis participantes.
Se desejável ou não, em um futuro não muito distante, a integração poderá ser mais profunda. Basta lembrarmos que o Facebook vem há tempos planejando unificar a comunicação do Facebook Messenger com o Instagram e o WhatsApp. Este pode ter sido um dos primeiros passos nessa direção.
O novo recurso está sendo liberado aos poucos para os usuários do Instagram.
Com informações: Engadget.
Instagram agora suporta chamadas de vídeo do Messenger Rooms
Instagram agora suporta chamadas de vídeo do Messenger Roomspublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário