sexta-feira, 26 de julho de 2019

Trump nega pedido da Apple para isentar tarifas em peças do Mac Pro

O Mac Pro não é um equipamento barato e, nos próximos meses, pode ficar ainda mais caro: a Apple vinha tentando fazer determinados componentes desse modelo escaparem das tarifas de importação que os Estados Unidos querem aplicar sobre produtos chineses, mas o presidente Donald Trump sinalizou que não permitirá essa manobra.

Apple Mac Pro (2019) e Pro Display XDR

Não é novidade para ninguém que os Estados Unidos e a China protagonizam uma crescente tensão comercial. Como parte desse embate, a administração Trump propôs aplicar tarifas rígidas sobre importações de determinados produtos chineses.

Essa medida inclui componentes eletrônicos, muitos dos quais são fornecidos à Apple. A estimativa é a de que os custos da companhia com a isenção de tarifas de importação cairiam 25%.

Por conta disso, a Apple entrou com um pedido no Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) para que determinados tipos de componentes fossem excluídos do aumento de tarifa.

A documentação não menciona explicitamente o Mac Pro, mas a Bloomberg apurou que as descrições dos componentes correspondem às peças do modelo — a companhia teria decidido recentemente transferir a fabricação do Mac Pro para a China.

Mas Trump não gostou dessa ideia. Via Twitter, o presidente dos Estados Unidos disse que a Apple não receberá benefícios tarifários para as peças do Mac Pro produzidas na China. “Fabrique-as nos Estados Unidos, sem tarifas”, completou:

Determinados produtos, como cabos e carregadores, já estão sujeitos a tarifas de importação, mas o governo americano se dispõe a flexibilizar essa cobrança quando os itens só puderem ser obtidos da China ou não forem estrategicamente importantes para programas industriais chineses.

Com base nisso e no fato de ter conseguido isenção tarifaria para produtos como Apple Watch e AirPods, a companhia teria tentado uma estratégia semelhante para o Mac Pro. Trump deixou claro, porém, que não está disposto a negociar.

Fontes próximas à companhia dizem que o plano — se ele não for cancelado — é repassar a produção do Mac Pro de uma planta no Texas para a Qanta Computer, que tem fábrica nas proximidades de Xangai.

Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o assunto.

Com informações: The Verge, AFP.

Trump nega pedido da Apple para isentar tarifas em peças do Mac Pro


Trump nega pedido da Apple para isentar tarifas em peças do Mac Propublicado primeiro em https://tecnoblog.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário