segunda-feira, 29 de julho de 2019

Golpe no WhatsApp que simula consulta ao FGTS alcança 100 mil pessoas

A liberação de saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) só começa em setembro, mas já levou a um golpe que se espalha pelo WhatsApp. Em nova campanha maliciosa, cibercriminosos prometem às vítimas meios de consultar o saldo e solicitar o saque do benefício.

Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

Segundo o dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, o golpe circula há somente dois dias no WhatsApp e já tem um alcance significativo. Nesse período, 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link que promete o saque do FGTS.

A página exibe um suposta pesquisa com perguntas como “Deseja sacar todo o seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. Em seguida, quaisquer que sejam as respostas, o usuário é levado a uma nova tela.

Ela pede para compartilhar o link com 10 amigos no WhatsApp para liberar o suposto saque. Para dar mais credibilidade à página, os autores do golpe ainda apresentam comentários falsos de pessoas que teriam conseguido sacar o FGTS.

“O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futurar notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima”, explica o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni.

“Além disso, ela é direcionada a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas”, continua.

O especialista recomenda que os usuários fiquem alertas com promessas estranhas que são espalhadas na internet. Neste caso, a solicitação de um benefício ao governo com a exigência de que o link seja compartilhado com amigos no WhatsApp.

Golpe no WhatsApp que simula consulta ao FGTS alcança 100 mil pessoas


Golpe no WhatsApp que simula consulta ao FGTS alcança 100 mil pessoaspublicado primeiro em https://tecnoblog.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário