A linha AirPods fez a Apple ser a marca que mais vendeu fones de ouvido true wireless em 2019. Tudo indica que a companhia manterá a liderança em 2020, mas com olhos bem atentos para o retrovisor: marcas chinesas, com destaque para a Xiaomi, conquistam cada vez mais espaço nesse mercado.
- [Review] Powerbeats (2020): versão simplificada do fone esportivo
- [Review] Sony WH-1000XM4: cancelamento de ruído e um monte de recursos
É o que aponta a Counterpoint Research. O levantamento da companhia revela que, com base no segundo trimestre de 2020, a Apple lidera o mercado de fones true wireless com 35% de participação. A segunda colocada é a Xiaomi, com 10%. A Samsung, com 6%, aparece na terceira posição.
Na primeira olhada, a situação da Apple é bastante confortável, afinal, a companhia mantém uma distância considerável em relação à Xiaomi. O problema é que, em 2019, a linha AirPods respondeu por quase metade das vendas do setor, mas a proporção vem diminuindo em 2020.
Não é que a Apple não esteja vendendo bem. A previsão é a de que a companhia registre aumento de um terço nas vendas de AirPods em 2020 na comparação com o ano passado, o que significa que ela irá avançar de 61 milhões de unidades (2019) para 82 milhões — um feito notável, se confirmado.
Por outro lado, marcas chinesas também avançam em ritmo forte, graças, em grande parte, ao fator custo-benefício. Só para dar um exemplo recente, a Xiaomi anunciou os fones Mi True Wireless Earphones 2 Basic no mês passado com preço próximo a US$ 45.
De modo geral, a percepção da Counterpoint é a de que, principalmente entre usuários de Android, fones de categorias básicas e intermediárias estão conquistando mais espaço em relação a modelos premium, o que, além da Xiaomi, explica o avanço de marcas asiáticas que só trabalham com fones, como a Lypertek.
Não são só marcas chinesas que devem crescer nesse mercado. A Counterpoint prevê que a Samsung mais do que dobrará a sua participação, ou seja, saltará de 8 milhões de fones true wireless vendidos em 2019 para 17 milhões em 2020.
Curiosamente, o levantamento aponta que marcas especializadas e tradicionais do setor de áudio, como Sennheiser, Beyerdynamic e Audio-Technica, registram participação de 0,3% ou menos nesse mercado.
Com informações: Bloomberg.
Apple perde espaço para Xiaomi em fones de ouvido true wireless
Apple perde espaço para Xiaomi em fones de ouvido true wirelesspublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário