O Microsoft Edge está mais próximo da versão final: o navegador baseado no Chromium ganhou uma versão beta para Windows 10, 8.1, 8, Windows 7 e macOS. É possível ativar o bloqueio de rastreamento, instalar extensões do Google Chrome, usar o modo Internet Explorer e personalizar a nova guia com papéis de parede e um feed de notícias.
Já era possível instalar o Microsoft Edge nos canais Canary e Dev. Nesta terça-feira (20), o navegador ganhou o novo canal Beta mais estável, com recursos que passaram pelos testes de qualidade.
O Edge está disponível em 14 idiomas, incluindo o português brasileiro. A nova guia possui os modos “Em foco”, que exibe somente a barra de busca e os sites fixados; “Inspirador”, com a imagem do dia do Bing no plano de fundo; e “Informativo”, com destaque para o feed do Microsoft Notícias.
O usuário pode instalar add-ons do Google Chrome indo em Extensões e ativando a opção “Permitir extensões de outras lojas”; também é possível instalá-las a partir da página Microsoft Edge Insider Addons.
Você pode ativar o tema escuro indo em Configurações > Aparência > Tema e escolhendo a opção Escuro; isso funciona em qualquer versão do Windows e no macOS. O Chrome também possui um modo noturno, mas ele é vinculado ao sistema: ou seja, você tem que usar o dark mode no Windows 10 ou macOS para ativá-lo.
Microsoft Edge bloqueia rastreadores, não anúncios
O Edge traz um recurso chamado Prevenção de rastreamento para maior privacidade ao navegar na web. Ele bloqueia rastreadores (trackers), não anúncios. É possível configurá-lo em três níveis:
- básico: bloqueia apenas rastreadores maliciosos, que coletam seus dados e os enviam para sites que você não visitou;
- balanceado: bloqueia rastreadores maliciosos e alguns trackers de terceiros;
- estrito: bloqueia quase todos os rastreadores de terceiros, e pode quebrar alguns sites.
É necessário ir até edge://flags#edge-tracking-prevention para ativar a Prevenção de rastreamento. Depois de reabrir o navegador, vá em Configurações > Privacidade e serviços para usá-lo. Este não é um bloqueador de anúncios, apenas de rastreadores, mas a Microsoft oferece ad blockers em sua loja de extensões.
Há ainda o modo Internet Explorer, voltado para empresas. Segundo a Microsoft, mais de 60% das organizações em todo o mundo ainda precisam alternar entre o IE e um navegador moderno. O Edge tenta simplificar esse trabalho, carregando páginas específicas com a engine do IE 11.
O novo Edge já foi baixado mais de um milhão de vezes e recebeu 140 mil comentários de feedback. A Microsoft já ofereceu mais de mil contribuições (commits) para o Chromium, um projeto de código aberto. Além disso, ela removeu diversos frameworks do Google para, em alguns casos, colocar os seus próprios; a lista abaixo reúne os principais itens presentes no Chrome e ausentes no Edge.
Com informações: Microsoft.
Microsoft Edge com base do Chrome entra em beta no Windows e macOS
Microsoft Edge com base do Chrome entra em beta no Windows e macOSpublicado primeiro em https://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário