terça-feira, 6 de outubro de 2020

Google Workspace, novo nome do G Suite, integra Gmail, Docs e Meet

O G Suite virou Google Workspace. Anunciado pela companhia nesta terça-feira (6), a suíte de escritório do Google que compreende o Gmail, Google Agenda, Drive, Docs, entre outros, agora conta com um novo nome e mudanças nos planos do serviço corporativo. As novidades estarão disponíveis aos usuários nas próximas semanas.

Google Workspace (Imagem: Divulgação/Google)

“O Google Workspace inclui todos os aplicativos de produtividade que você conhece e adora”, anunciam. “Esteja você voltando para o escritório, trabalhando em casa, na linha de frente com seu dispositivo móvel ou se conectando com clientes, o Google Workspace é a melhor maneira de criar, comunicar e colaborar”.

Além da nova marca, a mudança ainda traz melhorias à suíte de escritório. Agora, o serviço se tornou mais integrado e ganhou uma função que permite marcar colegas de trabalho com uma “@” em documentos, por exemplo. Também será possível visualizar prévias de arquivos do Google Docs ao somente clicar sobre o link do documento.

Segundo o Google aos assinantes atuais do G Suite, “você verá o novo nome e ícones refletidos em nossos produtos e propriedades ao longo das próximas semanas”.

Google Workspace traz alterações nos planos

O Google alterou a organização dos planos de sua suíte de escritório. Agora, o plano Basic deu a vez ao Business Starter no Google Workspace enquanto o plano Business deu espaço para mais duas opções de assinatura: Business Standard e Business Plus. A modalidade Enterprise permanece no catálogo.

O armazenamento na nuvem ilimitado ou de até 1 TB por usuário, caso haja até cinco contas cadastradas, do plano Business, porém, deu adeus. Agora, ao fazer uma assinatura, será preciso escolher as opções de 2 TB (Business Standard) ou 5 TB (Business Plus) por usuário.

O Google Meet também possui algumas diferenças entre os pacotes: enquanto o plano Starter limita as conferências em até 100 participantes, o pacote Standard eleva este número para 150 e permite a gravação. O Plus, por sua vez, aceita até 250 pessoas em uma conversa pelo serviço, também com gravações e controle de participação.

O cancelamento de ruído e a transmissão ao vivo no domínio ficaram para o plano Enterprise, que suporta até 250 participantes em uma chamada. Por fim, o Vault e o gerenciamento de endpoints estão presentes somente no Business Plus, que custa R$ 81 ao mês, e no Enterprise, que tem “todo o armazenamento que você precisar”.

O Google ainda disponibiliza 14 dias para testar o serviço gratuitamente. Além disso, o Business Starter e o Business Standard estão disponíveis com valores promocionais por tempo limitado: R$ 24,30 e R$ 48,60, respectivamente. Para obter o preço do plano Enterprise, é preciso entrar em contato com a equipe de vendas do Google.

“Como cliente do G Suite Basic, Business ou Enterprise, você pode ter certeza de que forneceremos o tempo e o suporte necessários para fazer a transição para uma dessas novas ofertas”, afirmam. “Procure um e-mail para o administrador principal em seu domínio que chegará até sexta-feira, 16 de outubro. Esse e-mail descreverá o impacto específico para sua organização e quem contatar para obter mais informações”.

Ainda de acordo com o Google, a disponibilidade da suíte para educação e para organizações sem fins lucrativos permanecerá. “O G Suite Essentials agora se chamará Google Workspace Essentials”, explicam. “Não há alterações adicionais no Essentials no momento”.

Planos do Google Workspace (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Planos do Google Workspace (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Planos do G Suite (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Planos do G Suite (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com informações: CNET e Google (1 e 2)

Google Workspace, novo nome do G Suite, integra Gmail, Docs e Meet


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