2019 foi um ano em que o segmento de streaming de vídeo ficou sacudido com a chegada de players como Disney+ e Apple TV+. Mas a movimentação também foi boa no mercado da música: um levantamento da Counterpoint Research aponta que o streaming de áudio fechou 2019 com 358 milhões de assinantes globais, aumento de 32% na comparação com 2018.
O detalhe que mais chama atenção é que esse crescimento foi sustentado, em grande parte, pela disponibilização de conteúdo exclusivo. Nessa categoria estão programas criados ou promovidos pelas próprias plataformas de streaming e, claro, podcasts — em tempo, fica o convite para você acompanhar o Tecnocast, caso ainda não o conheça.
Não é por mero capricho que serviços de streaming, com destaque para o Spotify, têm apostado alto em podcasts. As empresas do segmento sabem que conteúdo original é uma maneira bastante efetiva de diferenciação em um mercado tão disputado.
Falando em Spotify, o serviço continua liderando o setor. A pesquisa aponta que, considerando apenas assinaturas pagas, o Spotify terminou 2019 com 35% do mercado. Apple Music e Amazon Music aparecem na sequência com 19% e 15% de participação, respectivamente.
A Counterpoint Research explica que o ótimo desempenho do Spotify se deve a várias estratégias, como as promoções que oferecem até três meses de assinatura Premium grátis e ações de redução de preços.
Isso não significa que os rivais do Spotify ficaram de braços cruzados. A Apple, por exemplo, conseguiu fazer o Apple Music crescer 36% em relação a 2018. Essa performance é efeito, entre outros fatores, da forte investida da companhia em serviços e nas melhorias de seu aplicativo de música.
Embora se destaque menos que os mencionados rivais, o Amazon Music também manteve um bom ritmo de crescimento: se em 2019 o serviço respondeu por 15% do mercado, em 2018, essa proporção se limitou a 10%.
Não dá para prever se esses players registrarão números tão expressivos quanto em 2020, afinal, temos uma grave pandemia em curso. É possível, porém, que a base de assinantes continue crescendo — a Counterpoint fala em algo em torno de 25%: o coronavírus tem feito as pessoas consumirem mais conteúdo e, nesse contexto, plataformas de streaming de áudio cumprem um papel importante.
Com Spotify na frente, streaming de música cresceu 32% em 2019
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